Banha de Porco X Óleo de Girassol


Já vamos revelando o segredo no primeiro parágrafo quem vence essa batalha é a banha de porco, cozinhar com banha de porco é muito melhor do que com óleo de girassol ou canola. Afirmam médicos.



Talvez você já tenha experimentado uma refeição preparada com banha e/ou gordura de porco, neste caso deve ter sentido um sabor diferente e muito agradável, concorda?

Antes do surgimento do óleo vegetal feito à base de soja, girassol, canola, entre outros, a banha de porco era a opção mais usada para no preparo dos alimentos. Contudo com o passar do tempo a banha de porco começou a ser tratada como grande vilã, por supostamente aumentar o colesterol ruim e elevar o risco de infarto.

Porém, há pouco tempo a comunidade médica jogou o mito sobre os malefícios da banha de porco, por terra e informou que se trata de um ingrediente saudável para ser utilizado na culinária.

Segundo o Dr. Flávio Madruga, nutrólogo e especialista em medicina esportiva, a banha de porco é mais benéfica a saúde do que os óleos industrializados e refinados.
Óleos vegetais refinados: eles oxidam quando são aquecidos e liberam substâncias altamente tóxicas e inflamatórias, contou o médico.

Banha de porco: assim como o azeite e o óleo de coco, a banha de porco oferece uma excelente quantidade de graxos monoinsaturados, sendo assim ao ser aquecida não sofre oxidação tão facilmente.

Benefícios da banha de porco para a saúde
Quanto mais se pesquisa sobre os benefícios da gordura animal, mãos fica claro que nossos avós estavam certos ao cozinharem com a banha de porco. Veja os benefícios:

Livre de gordura trans;
Baixo teor de sódio;
Fonte de vitaminas B, C, D e cálcio;
Rico em minerais, fósforo e ferro;
Auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares, elevando o colesterol bom HDL e diminuindo o colesterol ruim.

Outra vantagem que deve ser levada em consideração é que a banha de porco é mais barata do que os óleos de girassol e canola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário